Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Quem participou da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e busca uma vaga em cursos de graduação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) precisa ficar atento aos próximos passos. Amanhã, a instituição deve publicar o edital com orientações sobre a chamada regular para o primeiro semestre de 2019. No mesmo dia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga os resultados individuais do Enem 2018 (confira o calendário abaixo).
A partir da próxima terça-feira, começa o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para o primeiro semestre deste ano, a UFSM oferece 3.331 vagas em 88 cursos de graduação. Para auxiliar o candidato a calcular suas chances de ingresso a partir da nota do Enem, a instituição disponibilizou no seu site o termo de adesão. O documento traz o peso adotado pela UFSM para cada prova do Enem, além da nota mínima em cada prova exigida para concorrer a um determinado curso.
Notas do Enem serão divulgadas na sexta-feira
Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação e responsável institucional do Sisu na UFSM, Jerônimo Tybusch, o candidato deve prestar atenção aos prazos.
- Vale lembrar que o Enem é um processo, e o Sisu é outro. Para concorrer a uma vaga, é preciso fazer a inscrição, na próxima semana, no site do Sisu. E o período é curto. A partir daí é que os candidatos serão selecionados e classificados para a etapa seguinte, que é a chamada regular - explica Tybusch.
O pró-reitor também lembra que o termo de adesão da UFSM apresenta a lista de documentos necessários para participar da chamada, confirmar a vaga e efetuar a matrícula.
NOVIDADES
Diferentemente do que vinha sendo feito nas edições anteriores, neste ano, a participação na lista de espera para tentar obter uma vaga terá mudanças. Tybusch explica que, ao fazer a inscrição no site do Sisu, o candidato pode optar por dois cursos, por prioridade. Com isso, até a edição passada, quem era classificado em uma das opções também podia entrar na lista de espera do outro curso pretendido. Agora, segundo o pró-reitor, só poderá se inscrever na lista de espera quem não foi classificado em nenhuma das duas opções.
- O Sisu é um processo democrático, que contempla, além da modalidade de ampla concorrência, diversas cotas. Essa mudança no processo da lista de espera abre ainda mais oportunidades aos candidatos - justifica o pró-reitor.
Matrículas na rede pública de ensino terminam nesta semana
Outra mudança diz respeito ao local onde ocorrerá a chamada regular. Após ter o nome confirmado na lista de classificados, o candidato deve confirmar a vaga e efetuar a matrícula. Esse processo passará a ser feito no Centro de Convenções da UFSM, a partir do final deste mês. O cronograma de dias e horários será divulgado a partir de amanhã.
No ano passado, cerca de 95% das vagas dos cursos de graduação da UFSM foram preenchidas por meio do Sisu, com as chamadas realizadas no primeiro e no segundo semestres. No site, o candidato pode acessar a lista de cursos, instituições participantes e municípios que oferecem vagas.
CRONOGRAMA
- Amanhã - Divulgação dos resultados individuais dos candidatos que fizeram o Enem em 2018, no site, e publicação, pela UFSM, do edital referente à chamada regular do Sisu, no site
- 22 a 25 de janeiro - Período de inscrições no Sisu, por meio do site
- 28 de janeiro - Resultado da chamada regular, com a classificação dos candidatos
- 28 de janeiro a 4 de fevereiro - Prazo para participar da lista de espera
- 30 de janeiro a 4 de fevereiro - Confirmação de vaga e matrícula da chamada regular, em dias e horários que serão divulgados por cada instituição de Ensino Superior
- 7 de fevereiro - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data